terça-feira, 22 de janeiro de 2013

1º Parte: Inimigos da Família

Olá agraciadas,
Nesta próxima quinta darei um estudo para as mulheres de uma igreja, o tema será INIMIGOS DA FAMÍLIA. Achei importante compartilhar com vocês! Para que não fique muito extenso, irei dividi-lo.
Mesmo aquelas, que assim como eu ainda não tem filhos, creio que podem ser abençoadas e desde de já moldadas para o futuro. Vale também para investir na nossa atual família, seja ainda morando com os pais, com amigas, com o esposo, ou aquelas que já tem filhos.

Inimigos da família

A família é um plano do Senhor! Foi ideia de Deus que o casamento acontece-se (Gn 2:24), e que filhos fossem gerados (Gn 1:28a), e assim se constituísse família.
Deus deu aos pais o dever de criar os filhos, e para ajudar os pais nessa tarefa deixou a Bíblia para ser um guia e o Espírito Santo para orientar bem de perto. Porém Satanás não quer nenhuma família feliz e unida, e ele tem trabalhado sem descanso para derrubar essa instituição divina! Por isso hoje vamos meditar sobre o que tem afligido nossas casas, e combater esses inimigos da família!

Vejamos alguns destes inimigos da família:

1) Falta de tempo juntos:
Provérbios 22:6; Efésios 6:1-4.

[Clique na imagem para ampliar]


Principalmente nos dias atuais, onde nos ocupamos com tv, internet e outros, é fácil esquecer das pessoas e mergulhar neste universo das informações prontas. Com isso, perdemos o hábito de conversar e de ouvir, esquecemos o que é a comunicação no relacionamento familiar. Muitas crianças passam o dia todo na escola, quando chegam, já cansadas de tantas atividades, são colocadas diante da TV, e aprendem muitas atitudes que não glorificam a Deus! Ali mesmo elas dormem e são levadas para cama, e no outro dia a rotina massante de sempre volta! Percebe como os pais não conversam com os filhos, e muito menos oram e leem a Bíblia com eles? A justificativa de muitos pais é o sustento, eles precisam trabalhar muito para dar o que se tem de melhor para os filhos, mas esses pais se esquecem que a herança eterna está em Deus. A cada dia, menos são os pais que oram pela salvação de seus filhos. Mas podem até pedir a Deus por um futuro promissor, que o filho tenha tudo o que uma "vida boa" requer.
Por outro lado, os filhos acabam desenvolvendo mais relacionamento com as máquinas que falam e concedem a possibilidade de conhecer outras pessoas, do que com os que estão dentro de sua casa. Os filhos acabam não querendo conversar com seus pais e muito menos pedir conselhos. Mas sabemos que não há um futuro muito feliz para aqueles que desprezam seus pais!
A situação é triste, mas pode ser mudada, com oração e dedicação! Ainda não tenho filhos, mas vendo bons exemplos, creio que uma maneira muito importante de  fazer o filho sentir-se amado, é investir tempo na vida dele. Fazendo-o perceber que seus pensamento e dúvidas são importantes para seus pais. 
O dicionário define EDUCAR, como: Dar educação, cultivar
Dar de si faz parte do educar, e isso necessariamente implica em gastar tempo, em dar de si mesmo.  Cultivar é como cuidar de uma planta, é preciso regar, adubar, colocar ao sol,trocar de vaso conforme ela vai crescendo.

É necessário depender de Deus!

[escrito por Letícia Ishy Janeiro/2013]


Compartilhem comigo o que Deus tem falado ao seu coração, através da Palavra dEle!
Logo continuaremos nosso estudo sobre os INIMIGOS DA FAMÍLIA!

Com amor, 
Letícia Ishy

Nenhum comentário:

Postar um comentário